Afrânio e Lagoa Grande receberão mutirão de eletrocardiogramas a partir desta terça (8)

Mutirão Saúde 1

O mutirão de exames cardiológicos, do tipo eletrocardiograma, utilizando o telediagnóstico serão realizados nos municípios de Afrânio e Lagoa Grande, ambas cidades pernambucanas, de amanhã (8) até quinta-feira (10).

O objetivo é contribuir para a redução da espera para a realização do procedimento, principalmente para a população da Zona Rural, que tem dificuldade de acesso ao exame. Os procedimentos são gratuitos e serão realizados de acordo com a demanda apresentada pelas Secretarias de Saúde dos municípios. Esta ação é promovida através de uma parceria entre a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNutes), o Nutesvasf e as prefeituras de Afrânio e Lagoa Grande.

O exame será realizado a distância, por meio de um aparelho de eletrocardiograma em conexão com a internet, para que um médico teleconsultor emita o laudo do exame. Dessa forma, o profissional médico do município terá um laudo em tempo hábil e realizado por especialistas na área, além de teleconsultoria.

De acordo com a vice-coordenadora do Nutesvasf e professora do Colegiado de Enfermagem Glória Maria Pinto Coelho, será uma oportunidade também de capacitação. “Com a tele-educação iremos habilitar técnicos do município para a execução do exame, fazendo com que essa atividade faça parte da rotina do serviço, evitando a demanda reprimida para o eletrocardiograma”, explica.

Ainda de acordo com Glória, já estão agendados 110 pacientes em Afrânio e 40 pacientes em Lagoa Grande.

Os municípios interessados em realizar parcerias podem entrar em contato com o Nutevasf, localizado no 1º andar do bloco de salas de aula, Campus Petrolina Centro, por meio dos telefones (87) 2101-6859 (Colegiado de Enfermagem – falar com a professora Glória) e (81) 98216-4395.

Com informações Ascom/Univasf (foto: ilustrativa)

 

Deixe uma resposta