Agricultura familiar será valorizada na Fenagri 2016

agricultura-familiar

A meta inicial é movimentar R$ 5 milhões em negócios/ Foto: Class Comunicação e marketing

A agricultura familiar terá destaque na 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2016, que será realizada no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, de 25 a 28 de maio. No evento, a Unidade do Sebrae Sertão do São Francisco vai realizar o Encontro de Negócios, com o objetivo de aproximar os pequenos empresários do agronegócio, as cooperativas, da rede de distribuição e do mercado regional.

O Encontro, que acontecerá no dia 26, das 16h às 22h, deve reunir pequenos produtores, instituições financeiras e de desenvolvimento rural, além de comerciantes. “É um modelo inédito. É a primeira vez que a gente vai fazer essa aproximação da produção local com o distribuidor regional. Existem muitos hotéis, restaurantes, muitos supermercados, mercadinhos, atacadistas regionais, que não conhecem a produção da agricultura familiar dessas pequenas cooperativas. Outras vezes, a cooperativa não sabe como chegar a esses mercados”, explica o gestor do projeto de Agronegócios do Sebrae, Domingos Sávio Guimarães.

De acordo com Domingos, a meta inicial é movimentar R$ 5 milhões em negócios.  “O foco é dar visibilidade ao que é produzido aqui pela agricultura familiar, pelas cooperativas”, destaca.

Caravana – O Sebrae vai disponibilizar transporte para que, mais de cem produtores agrícolas de Lagoa Grande, e dos projetos de irrigação Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, e Brígida, em Orocó, participem da Feira.  “Vamos criar uma logística para que esses pequenos produtores possam vir, conhecer novas tecnologias, os produtos e serviços e participar do seminário”, afirma Domingos Sávio.

 Quem visitar o estande institucional do Sebrae na Fenagri vai conhecer um pouco mais sobre as ações do novo projeto de Agronegócios desenvolvido pela unidade. Para dar maior visibilidade aos seus produtos, as pequenas agroindústrias contarão com dez estandes.  Segundo a gerente da Unidade do Sertão do Francisco do Sebrae, Edneide Libório, caravanas de outros Estados também devem participar da Feira. “Estamos articulando esta ação com o Sebrae em outros Estados. De Alagoas, já temos confirmada a participação de uma caravana com quarenta produtores”, informa.

Deixe uma resposta