Agricultura: pera produzida no Vale é comercializada ao Rio Grande do Sul

Cerca de 1 tonelada foi comercializada com o Sul (Foto: Frederico Celente/Codevasf)

Conhecida por exportar uva e manga, o Vale do São Francisco agora é uma região produtora de pera. O fruto até então inimaginável na região já ganhou um mercado interno: a Serra Gaúcha. Na última terça-feira (21) cerca de uma tonelada foi despachada até o município de Farroupilha (RS).

O desenvolvimento da pera na região é resultado de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), trabalho conjunto que já dura uma década.

“Ao longo dos anos de pesquisa nós colhemos importantes resultados que nos mostram que é possível produzir pera em grande escala no Vale do São Francisco. Alguns anos atrás nós já víamos que a produção poderia chegar a cerca de 60 toneladas por hectare no quarto ano de cultivo, com possibilidade de duas safras-ano”, disse o engenheiro agrônomo da Codevasf Osnan Ferreira.

Dados da Embrapa indicam que a pera é a terceira fruta do clima temperado mais consumida no Brasil. Até chegar a fase de colheita, as duas entidades desenvolveram longos trabalhos de pesquisa e análise de mercado, para saber qual a cultura mais viável.

Nesse meio tempo foram realizados experimentos com pereira, macieira, caquizeiro, cacaueiro e outras culturas típicas de clima temperado nos projetos públicos de irrigação Senador Nilo Coelho e Bebedouro.

Deixe uma resposta