Alepe comemora 181 anos amanhã

alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco comemora, nesta terça (5), 181 anos de história, completados no último dia 1º de abril. Para marcar a data, haverá apresentações musicais e corte de bolo. Também será realizada uma queima de fogos em frente ao Museu Palácio Joaquim Nabuco, que receberá iluminação especial em tons de azul.

Durante a solenidade, que tem início às 18h, a música ficará por conta da Orquestra Criança Cidadã, integrada por jovens da comunidade do Coque, e pelo Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe.

A ocasião vai marcar, ainda, o lançamento da cartilha digital “Síndrome de Down”. O trabalho, que ficará disponível para consulta no portal da Alepe, dá continuidade a ações que visam promover a inclusão social e o pleno exercício da cidadania. Em 2015, a Casa já havia editado a cartilha digital Transtorno do Espectro do Autismo.

História – A Assembleia Legislativa da Província de Pernambuco foi instalada em 1º de abril de 1835. Inicialmente, se localizava no Forte do Matos, no Bairro do Recife. A Lei nº 1, como registra a Ata de Instalação, substituiu o Conselho Legislativo Provincial de 1829,  praticamente uma instituição subordinada ao poder central do Império.

Em 1870, foi iniciada a construção do novo prédio da Assembleia Legislativa, na Rua da Aurora, entregue definitivamente em 1876, e que até hoje funciona como sede do Poder. Desde 1948, o parlamentar, diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco é o patrono do Legislativo estadual.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta