Alerta: mulher simula empréstimo com empresa na internet, mas acaba caindo em golpe

Polícia Civil alerta para que pessoas desconfiem das propostas online

Quem nunca se deparou com uma proposta de dinheiro rápido e na hora? Enquanto há pessoas que trabalham sério com o segmento de empréstimos, também há criminosos no mundo virtual se aproveitando da inocência das pessoas. Foi justamente isso que aconteceu com uma leitora do Blog Waldiney Passos.

Ela é de Petrolina e navegava na internet, realizando simulações para um empréstimo. A escolhida foi a Global Financeira, com sede em São Paulo. “Fiz uma simulação no site da Global Financeira, um rapaz atravessou o contato e conversou comigo por WhatsApp para saber se eu queria o empréstimo. No WhatsApp dele diz que é de uma companhia financeira que fica em São Paulo“, relata.

O suposto funcionário da Global Financeira solicitou uma série de documentos da leitora. De boa fé, ela encaminhou as cópias e foi nesse momento que as coisas desandaram. O golpista passou a exigir depósitos de algumas quantias para liberação do falso empréstimo.

“Ele pediu para enviar cópia dos documentos, enviei. Depois de algum tempo ele disse que eu tinha que pagar uma taxa que paguei. Depois eu percebi que era um golpe. Já registrei um Boletim de Ocorrência por medo do que ele pode fazer com as cópias dos meus documentos“, destaca.

Empresa não comenta golpe

Desde quarta-feira o Blog Waldiney Passos tenta contato com o suposto funcionário da Global Financeira. Até a conclusão dessa matéria ele não havia dado retorno.

Nós tentamos contato através do número de telefone fornecido pela Global no site oficial. A pessoa que nos atendeu alega não ser da agência de empréstimo. Via email ninguém se pronunciou. O Blog fica aberto aos esclarecimento das partes envolvidas citadas.

Informações inverídicas no site da agência

Em uma busca pela internet nossa equipe identificou diversas queixas contra a Global Financeira, com relatos semelhantes ao da nossa leitora. O número do CNPJ da Global é falso e na verdade pertence a uma empresa do ramo de calçados. Para completar, o site oficial apresenta imagens de supostos clientes satisfeitos com o serviço. Porém, as fotos são de bancos de dados disponíveis no meio digital.

Confira dicas da Polícia Civil

Diante desse cenário, a Polícia Civil de Pernambuco alerta evitar ser uma vítima do golpe do falso empréstimo. “É necessário que as pessoas desconfiem de qualquer mensagem recebida por meio eletrônico, seja pela internet ou não, solicitando pagamentos ou doações, assim como pedindo informações de caráter pessoal, a exemplo do nome, endereço, RG, CPF ou conta bancária”, explica a polícia.

Além disso, outro caminho para não ser uma vítima é investigar a fundo a suposta empresa.É fundamental, sempre, chegar a fonte da solicitação, principalmente se não conhecermos a pessoa com quem estamos falando. Caso a pessoa seja vítima de algum tipo de golpe, ela pode procurar a Delegacia mais próxima da sua residência“, orienta a polícia.

Deixe um comentário