Alunos da rede municipal de ensino de Petrolina se submeteram a prova de Avaliação Nacional de Alfabetização

(Foto: ASCOM)

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) produz indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. (Foto: ASCOM)

Com a finalidade de avaliar o nível de alfabetização dos educandos do 3º ano do ensino fundamental, estudantes da rede municipal de ensino de Petrolina (PE) foram submetidos à prova de Avaliação Nacional da Alfabetização.

O exame busca ainda produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino e concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Avaliação Nacional da Alfabetização

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) produz indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. A secretaria adjunta de Educação, em Petrolina, Lindamária Amorim explica que além  aplicação do teste de desempenho ao estudante, a Seduc também  desenvolve uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.

“A estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, explica Lindamária.

Deixe uma resposta