Alunos da rede municipal recebem óculos em Juazeiro

2 mil crianças foram atendidas pelo oftalmologista durante o programa. / Foto: divulgação

2 mil crianças foram atendidas pelo oftalmologista durante o programa. / Foto: divulgação

Na manhã desta terça-feira (11), vinte e sete alunos da rede municipal foram beneficiados com óculos de grau, através do programa ‘Saúde na Escola’ que visa ofertar atendimento oftalmológico, exames e fornecimento de óculos gratuitos realizado nas edições da Caravana da Saúde. A ação é uma parceria da Univasf e a prefeitura de Juazeiro.

Acompanhada da madrinha, Maria Laura, de 10 anos foi um das primeiras a receber sua armação. “Gostei muito dos óculos, agora não terei mais dificuldade de enxergar o que está escrito no quadro da sala de aula. Estou muito feliz”, disse a estudante do 5º ano da Escola CSU.

O estudante Yan Kelvin, de 11 anos, não via a hora de receber sua armação moderna e colorida. “No momento meus pais não poderiam comprar esse óculos pra mim e graças ao prefeito Isaac Carvalho meu problema de visão será corrigido. Agora não vou precisar sentar na primeira fileira da sala de aula. Estou muito contente por ter conseguido meu óculos”, disse satisfeito.

Cerca de 2 mil crianças e adolescentes já foram consultadas pelo oftalmologista nas 38 edições do programa Caravana da Saúde. Antes da entrega, todos os alunos das unidades atendidas durante o programa passaram pela triagem, momento onde foi identificada a necessidade de uma consulta oftalmológica. Todos foram examinados por um oftalmologista para saber qual o grau de sua visão.

De acordo com Ricardo Santana, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário/Univasf, a entrega dos óculos aos estudantes será de forma contínua. “Nesse primeiro momento, serão entregues ao todo 166 óculos, mas todos os estudantes que foram atendidos na Caravana da Saúde e diagnosticados com problema de visão irão receber os óculos de grau. Ficamos honrados em contribuir com esse projeto da prefeitura e levar qualidade de vida para as pessoas”, destacou.

Ao falar sobre a entrega dos óculos de grau, a superintendente da Atenção Básica, Simone Freire, destacou a importância do serviço. “Já estamos na 38ª edição da Caravana da Saúde, um projeto que vem dando certo. Mais de 2 mil crianças foram atendidas pelo oftalmologista durante o programa. Hoje começamos a entregar os óculos de grau, ao todo 15 mil pessoas receberam na Caravana diversos atendimentos de especialidades médicas. Só temos a agradecer e trabalhar ainda mais na saúde de Juazeiro”.

Programa Caravana da Saúde

A ‘Caravana da Saúde’ é um programa desenvolvido pelo governo municipal desde janeiro de 2016 e é direcionado à reestruturação da rede de assistência de forma progressiva, priorizando a redução das filas de atendimento em todo município. O programa é desenvolvido em parceria com a Univasf, Hospital Regional de Juazeiro (HRJ),  Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, Sesi e Promatre. Ao todo mais de 15 mil pessoas foram atendidas pelo programa nas 38 edições.

Entre as especialidades ofertadas pelo programa estão ortopedia, neurologia, oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, odontologia, ginecologia, cirurgião e clínico geral, além de exame de eletrocardiograma e eletroencefalograma, laboratoriais e de verminoses.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

 O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. É voltado para o atendimento e acompanhamento oftalmológico de alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano).

Com informações de Ascom

 

Deixe uma resposta