Ampliação da oferta de mamografia marca o início da campanha Outubro Rosa em Petrolina

Até novembro serão ofertados mais de 1.200 exames. (Foto: Internet)

A iluminação de diversos monumentos, prédios e equipamentos públicos de Petrolina, entre eles a Prefeitura, já anuncia o início da campanha do ‘Outubro Rosa’ em prevenção ao câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo e que atinge potencialmente as mulheres. Para intensificar ainda mais a campanha, a Secretaria de Saúde está ampliando a oferta do exame preventivo, conhecido como mamografia, para as mulheres do município.

A ação, que faz parte do projeto Saúde em Dia, começou nesta quarta-feira (04), atendendo cerca de 25 mulheres. Até novembro serão ofertados mais de 1.200 exames, diminuindo a fila de espera que desde 2015 conta com 1.800 mulheres.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura.

“Nosso objetivo, além de conscientizar sobre a importância da prevenção desta doença, é também eliminar a fila de espera através desse mutirão. É importante ressaltar que esse quantitativo é além do que já ofertamos diariamente. É um exame importantíssimo de prevenção porque caso seja detectado, o câncer de mama quando descoberto na fase inicial, há 95% de probabilidade de recuperação total”, frisou a secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Câncer de mama

De acordo com o INCA, O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alterando o desenvolvimento, alguns têm desenvolvimento rápido, outros são mais lentos. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Deixe uma resposta