Antonio Coelho acusa Estado de bloquear investimentos federais

 

O deputado Antonio Coelho (DEM) foi à tribuna, nesta quarta (17), denunciar o que considera “falta de compromisso público” do Governo Paulo Câmara. De acordo com o parlamentar, a gestão estadual estaria bloqueando os investimentos que o Governo Federal se dispõe a fazer em Pernambuco.

 

Ele citou, como exemplo, a construção da estrada de Lagoa do Barro, distrito de Araripina (Sertão do Araripe). “Comunidade de mais de 7 mil habitantes sonhava, há mais de 30 anos, com essa rodovia”, contou. “Foi uma promessa recorrente do Governo Estadual: primeiro, seria executada em 2014, o que se provou uma mentira. Depois, anunciaram mais uma vez, em 2018, mas a construção também não foi feita.”

 

Segundo o democrata, diante dos atrasos, a população fez um abaixo-assinado pedindo urgência para a construção. “Graças aos esforços do deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) junto à União, foram viabilizados R$ 8,5 milhões para as obras de engenharia, incluindo drenagem, acostamento e toda a infraestrutura necessária a uma estrada digna”, prosseguiu.

 

Porém, informou Coelho, mesmo com a autorização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), o empreendimento teria sido barrado pelo Estado, sob o argumento de que já havia licitado a obra. “Demoraram mais de um ano para construir uma via de R$ 2 milhões. Cerca de 60 dias após a entrega dessa ‘gambiarra’, a pista está se desfazendo e provocando acidentes.”

 

Outro caso seria o da recusa do Governo Estadual em aceitar a renacionalização da BR-235, que liga Petrolina (Sertão do São Francisco) a Casanova (BA). “O Estado não tem condição nenhuma de manter essa rodovia, que está em péssimas condições. Faz meros ‘tapa-buracos’”, disse o deputado. “Essa estrada é importante porque tem todo o trânsito de escoamento da produção agrícola da região. Na Bahia, o Governo Federal entregou mais de 77 quilômetros recapeados da própria BR-235”, relatou.

 

Para o parlamentar, as duas situações representam estratégias eleitorais do PSB a fim de se manter no poder em Pernambuco. “Há um receio por parte do governador Paulo Câmara de ter um contraponto à sua gestão apagada e vazia de conquistas. Cai por terra o discurso do partido de que o Governo Federal persegue o nosso Estado”, acredita. “Mas concluímos com a esperança renovada de que o povo pernambucano vai se libertar e a sabedoria prevalecerá.”

Deixe um comentário