Apenas 51 municípios de PE depositam lixo corretamente; Petrolina é exemplo no Sertão

(Foto: Internet)

Um levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) na manhã dessa terça-feira (20) revelou que apenas 51 dos 184 municípios de Pernambuco depositam corretamente o lixo.

Para ser depositado corretamente, o lixo precisa ser levado para aterros sanitários. Ainda de acordo com o TCE, 19 fazem uso de aterros controlados, sem atender plenamente às exigências ambientais e legais dos planos nacional e estadual de Resíduos Sólidos.

Um dado preocupante publicado pelo TCE é que, 114 municípios continuam desrespeitando por completo a legislação e depositam os materiais em lixões.

TCE vê avanço nas políticas

Ainda segundo o TCE, de 2014 até 2017 houve um avanço no estado. Naquele ano, 126 cidades estavam em situação irregular e no ano passado, o número caiu para 114.

No Sertão, apenas Petrolina e Petrolândia atendem às políticas públicas de resíduos sólidos. Na Região Metropolitana, Ipojuca, Camaragibe e São Lourenço da Mata estão em situação irregular.

De acordo com o auditor do TCE Pedro Teixeira, responsável pela apresentação do levantamento, os municípios que despejam o lixo adequadamente ou que estão com o local de destinação final em fase de licenciamento junto à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) recebem uma parcela de 2% do ICMS Socioambiental.

Deixe um comentário