Apicultores de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, recebem kits apícolas da Codevasf

(Foto: Ascom/Codevasf)

A Associação dos Apicultores do Sertão Central, no município de Triunfo, no sertão de Pernambuco, foi beneficiada com 220 colmeias que foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Quase 20 famílias poderão incrementar suas rendas por meio da apicultura. Com um investimento no valor de R$ 59,4 mil foi possível também doar aos apicultores macacões, botas, luvas, fumigadores, formões e carretilhas informativas para orientá-los na produção do mel.

Doações que trouxeram de volta a esperança de dias melhores para a apicultora Maria Mendes. Ela havia perdido suas colmeias por conta do cupim e agora poderá retomar sua profissão. “Eu comecei na apicultura fazendo capacitação em 2003. Eramos mais de 20 apicultores e eu era a única mulher. A gente passou muitos anos de seca de lá pra cá. Nossas colmeias foram destruídas pelo cupim, mas eu me mantive firme e hoje estamos aqui recebendo esses kits que vão ajudar demais”, comemorou.

Esperança também para Genivaldo Gomes de Carvalho, um dos apicultores beneficiados. Para ele os kits chegaram em boa hora, já que Pernambuco teve, em 2020, um dos melhores invernos dos últimos anos. “Esses kits vão ser uma mão na roda pra o município porque com um ano de muita chuva, as abelhas estão se reproduzindo bastante e a gente pretende produzir. Com esses kits a gente vai ter uma produção bem melhor. A gente está muito grato”, disse.

O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, explicou como os kits têm um grande valor agregado, apesar de o custo de cada kit ser inferior ao de alguns equipamentos entregues pela Companhia. “Digo para que eles saibam usar. Pois esses equipamentos podem incrementar a renda deles por um bom tempo. Esses kits foram adquiridos com verba do governo federal, que tem se empenhado em fortalecer os arranjos produtivos locais em Pernambuco”, afirmou.

A Codevasf já beneficiou cerca de três mil famílias em Pernambuco com a construção de quase 20 unidades de extração e beneficiamento de mel e o fornecimento de centenas de kits de apicultura.

Deixe um comentário