Após hackear invadir sistema administrativo da prefeitura de Dormentes, criminosos pedem recompensa em moeda eletrônica

(Foto: Ilustração)

Os serviços administrativos da Prefeitura de Dormentes tiveram que ser suspensos nesta sexta-feira (31) depois que hackers invadiram o sistema interno do município. A Polícia Científica de Pernambuco foi acionada e esteve no local para averiguar a ameaça.

Os funcionários perderam o acesso a todo o sistema, que exibe uma mensagem em inglês onde os criminosos detalham o que deve ser feito para recuperação dos dados. “Seus arquivos estão encriptados… se deseja ‘recuperá-los’ precisa pagar em bitcoins”, explica parte da mensagem. Com o sistema hackeado, serviços essenciais como emissão de notas fiscais e guias de impostos foram comprometidos.

A Prefeita Josimara Cavalcanti informa que todas as medidas de segurança foram respeitadas e que a invasão está sendo investigada pela polícia.

“Assim que percebemos a ameaça entramos em contato com a polícia científica, que é quem tem poder para investigar esse tipo de crime. Os policiais vieram a prefeitura, investigaram os computadores e estão trabalhando no caso. A boa notícia é que, felizmente a nossa folha deste mês de julho já tinha sido fechada e assim os pagamentos dos servidores não foram afetados. Agora é esperar pela justiça”, destacou Josimara.

Deixe um comentário