Após parceria, projeto de monitoramento e controle da mosca das frutas é lançado em Juazeiro

Os produtores rurais interessados em participar do projeto precisam fazer o cadastro na agência do Sebrae em Juazeiro.

Na última segunda-feira (19), foi lançado em Juazeiro o projeto de monitoramento e implantação de técnica de controle de moscas das frutas, que tem como objetivo disponibilizar consultorias gratuitas para conter a disseminação e as perdas geradas pela ação das moscas das frutas, que atingem até 10% das produções.

A iniciativa é fruto da parceria do Sebrae Bahia, Sistema FAEB/SENAR Bahia, sindicatos, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Excelência em Fruticultura. O convênio de R$ 1.500.000,00 prevê a realização de mil atendimentos gratuitos a fruticultores do Vale do São Francisco, na Bahia.

“A assinatura do convênio é um momento singular para a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, que é base econômica da região, e que, portanto, merece atenções e ações que promovam a disseminação de conhecimento e tecnologias que melhorem cada vem mais a produtividade e o desenvolvimento local”, ressaltou o superintendente do Sebrae no Estado, Jorge Khoury.

O presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda Oliveira, reforçou que a fruticultura irrigada é o motor de desenvolvimento econômico regional e de geração de empregos e que o setor precisa de mais incentivos em políticas públicas.

“As exigências sanitárias estão cada vez mais rígidas e é necessário produzir com qualidade e segurança para ter portas abertas em novos mercados e atender os consumidores que também estão mais exigentes”, alertou Humberto.

Consultorias

As consultorias do Projeto de Monitoramento e Implantação de Técnica de Controle de Moscas das Frutas serão executadas nas propriedades rurais, através do Sebraetec, uma ferramenta de inovação do Sebrae que vai levar para o campo especialistas que irão atuar com duas soluções: Controle de monitoramento da mosca das frutas e a implantação da Técnica do Inseto Estéril (TIE).

Os resultados esperados são melhorias nas áreas de inovação, qualidade e redução da população de moscas das frutas. Além de promover a diminuição de aplicação de produtos químicos, adequar o manejo das culturas e abrir novos mercados para as exportações.

Os produtores rurais interessados em participar do projeto precisam fazer o cadastro na agência do Sebrae em Juazeiro, na sede do Centro de Excelência em Fruticultura ou ainda nos Distritos de Irrigação.

A adesão é gratuita, mas eles precisam ter faturamento de até R$ 4.800.000,00; cultivar manga, uva, goiaba, acerola, mamão ou outra cultura que seja potencial hospedeira da mosca das frutas. Também precisam possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Número do Imóvel na Receita Federal (NIRF) ou Inscrição Estadual ou possuir CNPJ.

Deixe um comentário