Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Aposentados e pensionistas precisam comprovar vida até o final de fevereiro

Até o dia 28 de fevereiro, aposentados e pensionistas devem comprovar junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão vivos. Quem não fizer a comprovação terá o pagamento de benefícios bloqueado pela instituição.

Mais de três milhões de beneficiários ainda não fizeram a comprovação obrigatória, segundo o INSS. Os aposentados e pensionistas devem se dirigir ao banco no qual recebem o benefício e apresentar um documento de identidade com foto – vale RG, carteira de trabalho, CNH.

Quem não puder comparecer à agência bancária por motivo de doença ou dificuldade de locomoção pode eleger um procurador que deverá ser cadastrado junto ao INSS. O procurador deverá ir a uma agência da Previdência Social munido do documento assinado pelo beneficiário e de um atestado médico, emitido nos últimos 30 dias, comprovando a impossibilidade de locomoção do beneficiário.

Os beneficiários que vivem no exterior também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado, bem como pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível nos sites da Repartição Consular Brasileira ou do instituto.

Deixe uma resposta