“Aposta”: novo clipe da banda Quatro por Dois, e seu olhar sobre transtornos mentais na atualidade

(Foto: ASCOM)

Saúde mental ainda é um tema tabu, pouco discutido pelo Sistema de Saúde Pública, pela mídia e comunidade. Essa carência faz com que as pessoas não busquem tratamento adequado, não saibam como agir no relacionamento com alguém ou até mesmo abordar o assunto. Enquanto isso, perto de você alguém pode estar vivendo sem saber como lidar com algum transtorno ou até mesmo tirando a própria vida.

São várias as cobranças que chegam por todos os lados. Somos sempre demandados pelo discurso capitalista que nos ordena: “Emagreça”. “Corte esse cabelo”. “Não use essa roupa”. “Estude medicina, isso não vai dar dinheiro”. “Adquira esse novo produto”. “Você precisa ser e mostrar para o mundo que está feliz”. Sem avisar, decorrente desses e de outros fatores do cotidiano, chegam também crises existenciais, de ansiedade, síndrome do pânico, depressão. Lidar com tudo não é fácil, mas faz parte de tentativa constante de viver bem consigo mesmo em tempos onde não nos é permitido adoecer.

Essas e outras questões serviram de inspiração para “Aposta”, música integrante do álbum “Ainda que feito de saudade” (2018), da banda Quatro Por Dois. O videoclipe da canção está no ar, no canal do YouTube da banda. “Ainda que Feito de Saudade é o quinto álbum de estúdio da banda. Dessa vez as influências variaram do regionalismo, com predominância de ritmos e swings percussivos, ao indie rock, com pitadas eletrônicas e sobreposição de timbres e arranjos mais complexos. A gente costuma dizer que esse é o disco mais “dançante” da banda. As letras falam de temas mais maduros, como separação, superação e autonomia”, disse Wagner Padilha, baixista do grupo.

Há quase 7 anos tocando uma mistura de Piano Rock, Indie Rock e música Pernambucana, a Quatro Por Dois com seu balanço particular vem fundindo ritmos, criando novos ambientes e quebrando os padrões. Com música eletro-orgânica, a banda pernambucana e baiana é hoje, uma legítima representante do cenário independente no Brasil.

Seguindo na estrada Iago Guimarães (Piano Elétrico, Sintetizador & Voz), Wagner Padilha (Baixo), Henrique Gonçalves (Bateria) e Lia Farias (Guitarra, Sintetizador e voz), a sonoridade da Quatro Por Dois pode ser conferida em seus 5 discos, sempre gravados e produzidos pela própria banda. São eles: Sobre Todas as Coisas que eu não quero lembrar (Independente, 2011), Eu Invisível (Independente, 2012), Longe (Independente, 2013), O Vendedor de Mentiras (Independente, 2015) e mais recentemente o Ainda que Feito de Saudade (Independente, 2018).

Deixe um comentário