Araripina: Celpe e Polícia Civil identificam furto de energia que abasteceria cidade por um mês

Várias irregularidades foram encontradas pela Celpe.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com apoio da Polícia Civil, realizou, nessa quarta-feira (12), uma operação em Araripina (PE), maior polo gesseiro do Brasil, e flagrou três indústrias furtando energia elétrica. A ação vistoriou cinco empresas da localidade, responsável por 90% da produção nacional.

Durante a operação, foram removidas as três fraudes de energia, inclusive duas redes clandestinas de média tensão, construídas pelas empresas fraudadoras apenas para abastecimento das instalações. Um responsável foi autuado em flagrante, sendo encaminhado à Delegacia da cidade.

De acordo com a Celpe, a estimativa da empresa é que as irregularidades desviaram um montante de energia suficiente para abastecer a cidade de Araripina durante um mês. Foram encontradas inconformidades como conexão direta na rede elétrica da concessionária e até o fornecimento indevido para terceiros.

Além de efetuar a cobrança dos valores devidos de energia, a distribuidora formalizou notícia-crime junto à Delegacia municipal, para a aplicação das sanções previstas em lei. Ainda segundo a Celpe, furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Deixe um comentário