Araripina: homem relata ter sido agredido por PMs de folga; 9ª CIPM abre inquérito para apurar denúncia

O caso de um homem agredido por policiais militares de folga, em Araripina (PE) no último final de semana repercutiu na região. A vítima é popularmente conhecido como Felipe do Pipa e se envolveu em uma briga, no dia 21 de agosto, em um posto de combustível.

Segundo testemunhas e conforme consta no Boletim de Ocorrência, a vítima foi agredida por dois policiais de folga. O BO não cita nome dos envolvidos, mas relata que Felipe deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos no rosto, em decorrência dos golpes recebidos.

Ajuda para custear cirurgia

Nessa semana, amigos da vítima se organizaram através das redes sociais, para arrecadar fundos e custear a cirurgia do jovem. Eles também foram às ruas da cidade, cobrar punição aos agressores. Diante da repercussão, a Polícia Militar de Pernambuco emitiu uma nota.

PM vai investigar o fato

O comando da 9ª CIPM afirmou que “determinou imediata abertura de procedimento investigatório”. Confira o posicionamento da corporação:

“A Polícia Militar vem a público esclarecer que tão logo soube dos fatos ocorridos em um posto de combustíveis, envolvendo, possivelmente, dois policiais militares e alguns munícipes, gerando uma confusão, com agressões físicas mútuas, no dia 22/08/2021, o Comandante da 9ª CIPM, Tenente Coronel Marcos Fernandes Costa, responsável pelo efetivo de policiais militares, em Araripina, determinou imediata abertura de procedimento investigatório, com fins de apurar todos os fatos, respeitando o dispositivo constitucional da ampla defesa e do contraditório, evitando-se, com isso, pré julgamentos.

Desde já, o Comando da Unidade faz questão de destacar que excessos no trato com o povo, não faz parte da rotina do serviço policial militar, o qual tem a premissa da defesa social e os agentes públicos devem pautar suas ações pela legalidade.

Todo o procedimento investigativo determinado, tem prazo de 30 dias para a sua conclusão e deverá seguir o que preconiza o disposto na Instrução Normativa da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social.

O Comando da 9ª CIPM se coloca à disposição da sociedade araripinense, para esclarecimentos e também para receber quaisquer informações relevantes acerca do caso em questão.

Representantes da sociedade, da Prefeitura ou da imprensa fiquem à vontade para contatar o Comando da Unidade, o que pode ser feito de forma pessoal, na sede da Companhia, ou pelos telefones a seguir:

F. (87) 3873-8411
Central de Operações

F. (87) 9.8877-2137
Graduado de Operações

F. (87) 9.8835-2262
Disk Denúncia (WhatsApp)”

Deixe um comentário