Artigo: Educar para transformar

(Foto: Internet)

A educação é um direito fundamental que assegura o entendimento e o cumprimento dos demais direitos em uma sociedade. Além disso, é o principal ponto de partida para a mudança no desenvolvimento e crescimento de qualquer país, estado ou município.

Em um artigo enviado ao blog Waldiney Passos, a professora Drª. Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, diretora da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), de Petrolina e Juazeiro, trata da importância da educação no processo de transformação do país.

Confira

A sociedade brasileira contemporânea vive momentos especialmente desafiadores, enfrentando graves crises política, econômica, social e, sobretudo, ética e moral. Evidentemente, as soluções exigem respostas complexas, variadas, e corajosas o suficiente, para enfrentar e desconstruir as estruturas arcaicas e corrompidas de poder, que teimam em perpetuar-se no País, impedindo que o século XXI, de fato e de direito, alcance o Brasil.

De toda forma, para que isso aconteça, o educar é fundamental, seja no sentido estrito, formal da escola e da faculdade, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, seja no sentido amplo, através de todos os processos diários da existência humana, especialmente através da família e do trabalho. Enfim,é essencial educar para transformar.

Autora: Profª. Drª. Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, diretora da FTC – Petrolina e Juazeiro

Deixe uma resposta