Associação de bares e restaurantes de Petrolina quer ampliação de horário de funcionamento

(Foto: ASCOM)

Com horário de funcionamento limitado até às 22h, a Associação de Bares e Restaurantes do Vale do São Francisco (ABERVALE) realiza nesta quarta-feira (23), uma carreata pelas ruas de Petrolina (PE) para pedir a ampliação do horário. E entidade argumenta que a vizinha cidade de Juazeiro, na Bahia, não tem limite de horário para fechar seus estabelecimentos e por causa disso, os empresários do setor, em Petrolina, estão perdendo clientes.

A ABERVALE propõe que a prefeitura de Petrolina estenda o horário de funcionamento pelo menos até a meia noite. De acordo com o presidente da entidade, o Chef Guimarães, um outro problema enfrentado pelos empresários do setor são as multas emitidas pelos fiscais aos estabelecimentos que uma vez ou outra, passam do horário de fechamento.

Ainda segundo ele, a manifestação é pacífica e sairá às 8h30 do Centro de Convenções de Petrolina, passará pelas principais ruas da cidade e Orla com destino a avenida São Francisco, no bairro Areia Branca.

A prefeitura de Petrolina enviou nota informando que “está seguindo as normas do Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo do Estado, devido a uma decisão judicial do Tribunal da Justiça de Pernambuco que impediu o município de executar o Plano Municipal de Flexibilização. Lembra ainda que o plano estadual autoriza o funcionamento dos bares e restaurante apenas até às 20h. Contudo, por meio de decreto, a administração municipal conseguiu estender o horário de funcionamento dos bares e restaurantes para às 22h, assim como está funcionando na capital Recife, para atender melhor às especificidades da realidade local”.

Em relação as multas aplicadas, o município explica: “uma vez que existem decretos municipal e estadual em vigência, é dever do cidadão se adequar a eles e é obrigação dos órgãos públicos fiscalizadores fazer cumprir a lei, aplicando, se necessário, as penalidades cabíveis e assegurar a segurança de todos. A prefeitura também destaca que os bons índices de Petrolina no enfrentamento à Covid-19 são resultados da agilidade na adoção das medidas de prevenção ao novo coronavírus e da fiscalização eficiente. Reforça ainda que o objetivo da fiscalização não é impedir o funcionamento dos bares e restaurantes, mas fazer com que ele ocorra seguindo padrões que garantam números seguros de convivência.

Deixe um comentário