Associação denuncia contingenciamento de recursos da UNEB, mas Governo da Bahia nega

Uneb é uma das afetadas segundo matéria (Foto: ASCOM)

Uma matéria divulgada no Correio da Bahia nessa quarta-feira (30) afirma quem as universidades estaduais da Bahia tiveram 30% dos recursos disponíveis contingenciados pelo Governo do Estado. Um das afetadas é a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que tem um campus em Juazeiro.

O corpo docente já prevê um prejuízo à pesquisa e extensão, afetando diretamente o pagamento de bolsas aos alunos. “Na Uneb, nós temos bastante ingresso de estudantes de camadas populares, que têm dificuldade de se manter na faculdade”, expõe ela. Esta realidade tem uma relação direta com os recursos, que ajudam os alunos a concluírem os estudos“, destaca Ronalda Barreto, coordenadora geral da Associação dos Docentes (Aduneb).

Governo nega contingenciamento

Custeio de energia, água, aquisição de materiais de limpeza, por exemplo, são outros setores afetados. Contudo, em nova encaminhada ao Blog Waldiney Passos, a Secretaria de Educação da Bahia negou que haja contingenciamento. De acordo com a pasta, em 2018 foram investidos R$ 1,3 bilhão somando UNEB, UEFS, UESB e UESC.

“Em 2019, vamos confirmar essa tendência de crescimento anual do orçamento na Educação Superior. Não há contingenciamento no orçamento, muito pelo contrário. O volume de recursos executados pelas universidades certamente vai superar 2018”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Campus Juazeiro

O Blog entrou em contato com a coordenação do campus de Juazeiro que tem dois departamentos, para saber de que forma o congelamento afetará o funcionamento da instituição e se há previsão de greve dos servidores. Seguimos aguardando uma resposta da Uneb Juazeiro.

Deixe um comentário