Associação responsável por carne apreendida em Petrolina emite nota denunciando ação de Inspetor da PRF

Na manhã desta sexta-feira (22) o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre a apreensão de mais de uma tonelada de carne de caprinos e ovinos na BR-428 em Petrolina (PE). Segundo a Vigilância Sanitária do município, o veículo que fazia o transporte da mercadoria foi abordado na rodovia pela Polícia Rodoviária Federal, e após esse primeiro momento a Vigilância foi acionada.

LEIA TAMBÉM:

Vigilância Sanitária apreende quase 1.500 quilos de carne em Petrolina

Após a publicação da matéria em vários veículos de comunicação da região, a Associação dos Jovens e Adultos Quilombolas Novos Olhares de Orocó (PE), responsável pela carga, emitiu um nota denunciando a ação do Inspetor da PRF que conduziu a abordagem, caracterizando a ação do policial como truculenta.

“Esclarecemos também, que o Inspetor da PRF, responsável pela apreensão, não tem a qualificação para definir e, muito menos qualificar a carne como inadequada para o consumo humano, agindo de forma insensata e com excesso de autoridade e truculência com as pessoas que transportavam o Mix de Caprino, que se destinava a Alimentação Escolar da Rede Estadual”, diz um trecho da nota.

Ainda de acordo com a nota assinada pela coordenadora da Associação, Kimberly Inacio Alves, os erros apontados pela Vigilância Sanitária já foram corrigidos e o Mix de caprino, continuará sendo entregue às escolas da Rede Estadual de Ensino. Confira a nota na íntegra:

“A respeito do que se divulgou em alguns blog da região do Sertão do Médio São Francisco, a Associação dos Jovens e Adultos Quilombolas Novos Olhares, esclarece que apesar dos erros, identificados pela Vigilância Sanitária do Município de Petrolina. A Carne de Caprino, encontrava-se, congelada, embalada à vácuo e embalada em embalagens secundárias formando fardos de 10 kg.

Esclarecemos também, que o Inspetor da PRF, responsável pela apreensão, não tem a qualificação para definir e, muito menos qualificar a carne como inadequada para o consumo humano, agindo de forma insensata e com excesso de autoridade e truculência com as pessoas que transportavam o Mix de Caprino, que se destinava a Alimentação Escolar da Rede Estadual.

Tal atitude demonstra bem o seu despreparo para exercer a função pública, tratando trabalhadores como marginais.

É fato que o carrinho transportador e os fígados, conforme constatado pela equipe da vigilância sanitária, do município de Petrolina, não poderiam ser transportados junto com os pacotes, apesar de muito bem protegidos por dois tipos de embalagens. Mas, informar para a mídia local que o transporte não era refrigerado e que o Mix de Caprino comprometia a saúde de quem o consumisse, nos parece um exagero e uma atitude sensacionalistas.

Os erros detectados pela Vigilância Sanitária, já foram corrigidos e o Mix de Caprino, continuará sendo entregue as Escolas da Rede Estadual, sem o menor risco de contaminação, congeladas e, em veículos refrigerados. Aliás, como sempre o fizemos, apesar de atitudes exageradas e sensacionalistas deste Inspetor da PRF.”

Sobre a ação do Inspetor, o Blog Waldiney Passos entrou em contato com a PRF para saber o posicionamento da polícia, diante da denúncia, e quais providências serão tomadas. Até o momento a PRF não se pronunciou sobre o caso.

Deixe um comentário