Atividades culturais marcam a volta às aulas da Universidade aberta para idosos em Juazeiro (BA)

debate Judicialização da Política. (2)

Para promover o saber e provar que nunca é tarde para aprender, o Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), reinicia nessa semana a volta das atividades no Departamento de Ciências Humanas – Campus III/Uneb, em Juazeiro (BA). O evento contou com as presenças de ex-alunos e muitas atividades culturais. Para o ex-aluno, José Nunes Azevedo, 77 anos, a UATI é algo que abre a mente, sobretudo para o conhecimento “A UATI é um lugar onde recebemos conhecimentos para depois transmitir para outras pessoas”. Afirmou.

Ilza Barbosa de Melo, (83), também ex-aluna, falou de sua experiência na UATI destacando a importância do projeto para autonomia da pessoa idosa “Participar desse projeto é uma coisa maravilhosa, acabou aquele tempo do idoso ficar em casa, porque aqui nós temos diversão, aulas de dança, teatro, tudo aqui faz muito bem para gente”, declarou.

Abertura do evento realizado na terça-feira (15), teve um momento de boas-vindas com a Diretora do DCHIII Profª Marcia Guena; a Coordenadora da UATI, Profª Ana Lilian dos Reis; os Instrutores: Profª Carla Paiva, Profª Ceres Santos, Profª Maria Beatriz Braga Figueredo, Profº Luís Sérgio Ramos, Alírio Nunes e Profª Odomaria Bandeira.

O encerramento das atividades de abertura  da UATI na sexta-feira (17), foi marcado por uma programação festiva e cultural, com música e teatro. A coordenadora do Projeto de Extensão UATI, Ana Lílian Reis afirma que este é um projeto de valorização dos saberes dos idosos e de aproximação deste público com a universidade “A UATI tem o objetivo de desenvolver no público da terceira idade suas capacidades intelectuais e proporcionar um espaço dentro da academia para que eles possam trocar os saberes que trazem” afirmou.

A UATI funciona desde 2009, obedecendo ao calendário acadêmico, nesse semestre serão três encontros semanais. As terças-feiras com Literatura Viva / Produção de vídeo, as quartas-feiras com informática e as quintas-feiras com teatro, as reuniões são das 15h às 17h. Pessoas com idade a partir de 60 anos interessadas em ingressar da UATI ainda podem fazer suas inscrições das 14h às 18h até o dia 29/03, na secretaria da universidade aberta, localizada no Departamento de Ciências Humanas – campus III/UNEB. Os documentos necessários são: 1 foto 3/4, cópia do RG e comprovante de endereço.

Deixe uma resposta