Atletas de Juazeiro conquistam três títulos estaduais e fazem história no ciclismo baiano

(Foto: Ascom/PMJ)

O ciclismo juazeirense ficou marcado no final de semana com a conquista de três títulos por atletas filiados à Federação Baiana de Ciclismo, nas duas etapas do calendário estadual realizadas sábado (20) e domingo (21), em Juazeiro (BA).

Os juazeirenses Patricson Emanuel Rego Braz e Ana Augusta, triatleta independente, venceram as provas de Ciclismo Contra o Relógio, nos gêneros masculino e feminino, e levantaram o título estadual. A final também teve dose dupla na categoria Ciclismo de Estrada – ou Ciclismo de Resistência, disputada no percurso Agrovale-Pinhões-Agrovale de 130km. Entre as mulheres, Ana Augusta repetiu a proeza e chegou em primeiro lugar, tornando-se campeã baiana da modalidade.

Entre os homens, o juazeirense José Rômulo Freitas Júnior conquistou o título de campeão baiano de 2019 da categoria, encerrando a temporada oficial da Federação Baiana de Ciclismo. Júnior, como é conhecido, venceu os concorrentes superando a distância em pouco menos de três horas.

José Rômulo e Patricson Braz são dois dos 10 atletas beneficiados anualmente pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Juazeiro, criado em 2014 através do Projeto de Lei 2.520, que contempla atletas e paratletas de alto rendimento. “O Bolsa Atleta veio para ajudar a todos nós, seja nos treinamentos, seja nas viagens para as competições. Com isso, o nível de nossos atletas cresceu e ganhamos mais oportunidades para sair para outros estados”, ressaltou José Rômulo, que há 20 anos se dedica à modalidade na região.

“Hoje vivi um momento histórico, é minha primeira prova de ciclismo e consegui a graça de ser campeã baiana. Aproveito a oportunidade para agradecer à Secretaria de Esportes, na pessoa de Gilbertinho, que possibilitou a realização de eventos importantes do ciclismo, judô e triathlon esse ano em Juazeiro”, disse a atleta Ana Augusta.

Para Orlando Schimdt, presidente da Federação Baiana de Ciclismo, “foi um dos eventos mais organizados que já fizemos e o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro e da empresa Agrovale garantiu a segurança e infraestrutura para condução das provas. Esperamos realizar mais eventos aqui no ano que vem.

O superintendente de esportes Gilberto Pacheco ressaltou a importância da realização das duas provas decisivas de ciclismo. “Sediamos pela primeira vez um duplo evento e a confiança depositada pela Federação Baiana de Ciclismo mostra que nossa cidade está preparada para abrigar os grandes eventos do calendário esportivo regional e nacional”.

Deixe um comentário