Autores do Vale do São Francisco levam literatura ribeirinha para o Sudeste do Brasil

Este ano, a literatura produzida no Vale do São Francisco começou a ocupar espaços para além das terras ribeirinhas através do projeto “TOUR SUDESTE”, organizado pelo escritor e editor petrolinense Matheus José. Este ano, três autores da região tiveram seus trabalhos apresentados em eventos literários realizados em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Matheus José é escritor, CEO & Gerente Editorial em uma editora. Nivânia Arruda é advogada, professora universitária, escritora e presidente da comissão de cultura da OAB-Petrolina (PE). Ambos são de Petrolina. E Elton Rocha, de Sento-Sé (BA),  é escritor e professor. Juntos, reuniram cerca de 280 pessoas nas três cidades visitadas. “Hoje, a gente ainda tem um cenário muito carente de apoio, então esses eventos vêm para somar e para incentivar os artistas e a população em geral à leitura”, pontua Matheus José.

A ideia de fazer um tour pelo sudeste surgiu a partir do já conhecido projeto “Poesia de Botequim”, idealizado por Matheus, com o intuito de promover apresentações de músicas e poesia em todo o país, estimulando a criação de espaços culturais nas cidades e evidenciando o trabalho de artistas independentes e iniciantes. Em Petrolina, a ação foi realizada, pela primeira vez, no ano passado.

Agora, o grupo de escritores e escritora busca incentivar a leitura, o acesso ao livro e a valorização da cultura e da literatura brasileira, aqui na região do Vale do São Francisco, por meio de diversos projetos, como lançamentos de obras literárias, palestras, rodas de conversa e presença em espaços públicos.

Deixe um comentário