Bahia: Agricultores familiares de Sobradinho ganham agroindústria para processamento de frutas

(Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

A entrega da fábrica a comunidade foi realizada nesta quinta-feira (29) pelo governado da Bahia, Rui Costa (PT). Com um investimento de R$ 6,2 milhões, com recursos alocados por meio dos projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, a indústria foi instalada no distrito de Chapadinha e vai processar, sobretudo, manga e acerola verde orgânica para o consumo interno e exportação.

“Essa agroindústria vai transformar a vida de centenas de agricultores familiares da região. Por ser uma unidade de beneficiamento de frutas, aquele produtor que produzia e ficava buscando mercado para inserir a sua fruta, agora tem esta unidade para beneficiar o seu produto e melhorar a sua renda. Aqui, serão produzidas frutas com a metodologia orgânica porque o mercado, cada vez mais, exige produtos orgânicos. Governar um estado ou ser prefeito de uma cidade não é só fazer obras de estrada, e eventualmente de Educação e Saúde, é necessário construir equipamentos como este, que mudam a vida das pessoas e que ajudam a gerar mais emprego e renda para a população”, destacou o governador.

No local foram realizados serviços de reforma e reestruturação do prédio; implantação de duas adutoras para associações integradas a agroindústria; e aquisição de máquinas e equipamentos para polpa de frutas e equipamentos para irrigação.

A agroindústria tem capacidade para processamento de duas mil toneladas de polpa de frutas por ano e atende 232 agricultores familiares que produzem frutas na região. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, o empreendimento representa o fortalecimento da cadeia produtiva da fruticultura irrigada e proporcionará o incremento de renda das famílias, já que os produtores atendidos pela cooperativa têm renda mensal acima de R$ 5 mil.

Deixe um comentário