Balanço de mandato, Ceape, Matadouro Municipal e regularização fundiária estão entre os assuntos tratados em coletiva dada por Julio Lossio

Julio Coletiva

Na manhã deste sábado (15), o prefeito de Petrolina, cidade do Sertão pernambucano, Julio Lossio, concedeu entrevista imprensa onde fez balanço do mandato e anunciou alguns projetos que estão por vir. Matando a curiosidade jornalística, o prefeito foi tratando com zelo e cuidado, mas sem deixar brecha para muita especulação ou apontamentos políticos, cada pergunta dos jornalistas presentes.

A cidade

De acordo Lossio, entre os índices em que ele mais tem a se orgulhar em seu mandato, são respectivamente, o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a posição de segunda melhor cidade, entre as de médio porte do país, quando o assunto é cobertura de atenção básica a saúde.

Questionado como não sendo um prefeito de “grandes obras”,  o prefeito se ateve apenas a dizer que ele quis e, segundo ele, está sendo, o prefeito  do social. Que preferiu cuidar melhor do povo do que da “uva e da manga”. Uma das maiores obras de infraestrutura, a revitalização da Orla III, está embargada há mais de um ano. Lossio afirma que o Ministério Público anunciou que naquela área, se faz necessário que um novo estudo sore os impactos ambientais sejam feitos, para que a obra seja retomada.

Saneamento Básico

Na briga judicial com a Compesa pela municipalização da companhia, o prefeito só enxerga como saída para melhoria no abastecimento e tratamento dos esgotos, passando o domínio da Compesa para o município. Segundo o prefeito, há um ano foi feito um estudo em que, com está ação, a conta de água na cidade ficaria em torno de 5% mais barata. Enquanto isso, prefeitura e Compesa brigam na justiça para determinar o poder da empresa. A ação já está em Brasília.

Regularização Fundiária

Entre os temas mais polêmicos abordados está a questão da regularização fundiária. Na última semana o vereador Pérsio Antunes (PMDB), presidente da Comissão da Justiça da Câmara de Vereadores de Petrolina, afirmou que não iria aprovar o Projeto de Lei encaminhado pelo executivo a Casa, em que permite permuta de terrenos do município pela área que hoje se localiza o bairro Terras do Sul. Pois feria recomendação Ministério Público Estadual.

Em declaração, o prefeito afirmou que a recomendação realizada pelo MPE é que não seja doado, e não vendido ou trocado por algo de valor. Comentando sobre o ainda colega de partido, o prefeito o alfinetou levemente  “nós estamos em ano político, não politizemos as coisas” afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de o projeto não passar, o prefeito Julio Lossio se ateve a lamentar. “Se a Câmara não passa isso, paciência”.

Matadouro e CEAPE

Prego batido, ponta virada. Para o gestor do município, em ambos casos o assunto está encerrado judicialmente, inclusive. O Matadouro de Petrolina vai deixar de funcionar e o Ceape da cidade será evacuado ainda este ano.

Novidades

Depois do “Nova Semente”, a grande aposta do prefeito é em um projeto que ele chama de “Aniversário Saudável”.  Julio Lossio disse que o projeto já está em fase inicial de cadastramento e que em breve deve passar a funcionar.

Segundo ele, o programa funcionaria da seguinte maneira: o cidadão que reside na cidade iria no mês de aniversário realizar um checkup geral de saúde. E a partir dos resultados seria encaminhado a realizar o melhor tratamento de saúde. Seja cardiológico, ginecológico ou nutricional. O projeto que já tem 180 mil pessoas cadastradas, ainda não tem data para iniciar o funcionamento.

Deixe uma resposta