Barragem de Sobradinho vai aumentar vazão liberada para 1.600 m³/s

A decisão foi tomada em reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, realizada nesta terça-feira (2).

Durante a videoconferência o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou a proposta para realizar a operação do reservatório da hidrelétrica de Sobradinho (BA) com defluência média diária de 1.500 m³/s em 3 de junho e 1.600 m³/s a partir do dia 4.

A medida busca encher o reservatório da hidrelétrica de Itaparica, também conhecida por Luiz Gonzaga, entre a Bahia e Pernambuco, até que ele atinja 90% de seu volume útil.

Durante essa operação a defluência da hidrelétrica de Xingó (AL/SE) permanecerá em 1.100 m³/s. Quando Itaparica chegar a 90%, a hidrelétrica de Sobradinho voltará ao patamar de liberação necessário atender à política de defluências da hidrelétrica de Xingó, que deve manter vazões médias mensais de 1.100m³/s, conforme estabelece a Resolução ANA.

Para Sobradinho, a previsão é de chegar ao fim de setembro com 75,4% de seu armazenamento. Já o Reservatório Equivalente, formado por Três Marias, Sobradinho e Itaparica, deverá chegar a 75,5% de seu armazenamento em 30 de setembro.

Em 2 de junho Itaparica estava com 59,85% de seu volume útil, enquanto Três Marias e Sobradinho registravam respectivamente 95,22% e 93,29%. Os três formam o Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco, que estava com 91,46% de seu armazenamento na última terça-feira (2). Para acompanhar a situação do armazenamento da bacia do São Francisco, acesse: www.ana.gov.br/sala-de-situacao/sao-francisco.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) informou sobre a ausência de chuvas na bacia do São Francisco para os próximos sete dias, o que é normal para este período do ano.

Entre outubro de 2019 e março de 2020, período chuvoso mais recente, houve um acumulado de 1.326 mm, 11% acima da média histórica da região.

Deixe um comentário