BC começa hoje reunião sobre juros; taxa pode cair pela 1ª vez em 4 anos

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central começa nesta terça-feira (18) uma reunião de dois dias para decidir a Selic, a taxa básica de juros do país. Esse será o sétimo encontro do Copom neste ano e a expectativa é de corte dos juros, o primeiro em quatro anos.

A taxa está em 14,25% ao ano desde julho do ano passado. Nas últimas nove reuniões, o BC decidiu manter a Selic no mesmo nível, no mais longo período de estabilidade desde 1999.

A última vez que houve corte na taxa de juros foi em outubro de 2012. A tendência é que a taxa volte a ter queda nesta semana, na opinião da maioria dos analistas de mercado consultados pelo BC para o Boletim Focus e também na avaliação de economistas consultados pela agência de notícias Reuters. 

De acordo com pesquisa da Reuters, 46 de 50 economistas esperam que o BC diminua a taxa Selic. Apenas quatro acreditam que o BC manterá a taxa pela décima reunião seguida.

Instituições financeiras consultadas pelo BC acreditam que a Selic cairá para 14% ao ano. Já os economistas ouvidos pela Reuters divergem: metade aposta em uma queda de 0,25 ponto percentual, para 14%, e a outra metade prevê corte de 0,50 ponto percentual, para 13,75%.

Segundo analistas, um corte de 0,25 ponto sinalizaria que o BC não tem pressa para reduzir os juros diante de uma inflação ainda alta e com a incerteza sobre a votação no Congresso de medidas para equilibrar as contas públicas.

Um corte maior sinalizaria que o BC se sente mais confortável com o cumprimento do centro da meta de inflação de 4,5% pela primeira vez nesta década.

Fonte Uol

Deixe uma resposta