BNDES firma contrato para privatizar parques naturais, inclusive na Bahia e Pernambuco

Parque Dois Irmãos em PE está na lista

Pelo menos seis parques naturais devem ser entregues à iniciativa privada até o final desse ano. Entre eles está o de Dois Irmãos, em Pernambuco. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já teria firmado contrato com seis estados, a fim de oferecer suporte na concessão. A informação foi publicada em O Globo, nessa terça-feira (26).

A medida do BNDES busca explorar o turismo sustentável e a preservação ambiental. Entre os estados com parcerias já definidas estão Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins. Ou seja, parques como Jalapão (TO), Ibitipoca (MG), Rio Doce (MG) e o próprio Dois Irmãos devem ser privatizados.

Mudanças até 2022

O jornal também informa que atualmente outros três estados estão em tratativas e devem integrar a próxima rodada de concessões projetada pela entidade. A expectativa é que os primeiros leilões aconteçam no fim deste ano e o restante em 2022.

“A nossa ambição é mudar a realidade do setor de parques no Brasil. O país tem cerca de 450 unidades de conservação, mas hoje somente 18 têm concessionárias. Temos um grande potencial a ser desenvolvido nesse setor”, justifica Pedro Bruno, superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES.

Deixe um comentário