Boca de lobo estourada há mais de um ano revolta moradores do bairro São Joaquim em Petrolina

Há mais de um ano, moradores do bairro São Joaquim, em Petrolina (PE), vivem o drama de residir ao lado de uma lagoa de esgoto. O problema está instalado na Rua do Mercúrio, mais precisamente na travessa das ruas 18 e 19. Desde que uma boca de lobo estourou no local, a população convive com o esgoto a céu aberto.

“Venho aqui mais uma vez pedir ajuda a vocês pra juntos cobramos da Compesa e da Prefeitura Municipal de Petrolina (PE), uma solução. […] A Rua já se formou uma Lagoa de Esgoto, não tem como passar trânsito pelo local de maneira alguma. Já cobrei da Compesa e da Prefeitura, mais ficam jogando a responsabilidade pra um e outro, falam que vão mandar uma equipe pra resolver a situação mais nunca que mandam”, diz um morador que entrou em contato com o Blog Waldiney Passos, na tentativa de resolver o problema.

Em nota enviada ao Blog, a prefeitura de Petrolina reiterou que o problema do bairro São Joaquim não é responsabilidade da gestão municipal, mas da Compesa, que segundo a nota, “apesar dos recursos arrecadados, se nega a assumir a responsabilidade pelos serviços locais.”

A gestão municipal aproveitou a provocação da comunidade para explicar o que motivou a prefeitura a defender a municipalização dos serviços: “Vale salientar que é justamente devido à negligência da Companhia, que a prefeitura vem defendendo a municipalização dos serviços para que, só assim, os recursos arrecadados com tarifas possam ser revertidos em investimentos. Contudo, sobre o problema específico neste bairro, a prefeitura infelizmente não dispõe do equipamento necessário para fazer a drenagem e assim resolver o problema.”

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Companhia de saneamento, que de forma objetiva informou apenas que ainda não opera no bairro São Joaquim.

Deixe uma resposta