Bodocó: Secretaria de Agricultura disponibiliza projeto para regularização de fábricas de queijo do município

A partir de agora, os produtores de queijos de Bodocó poderão contar com o suporte técnico necessário para construção adequada de queijarias artesanais. Idealizada pela Prefeitura de Bodocó, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), a ação visa regularizar as fábricas de queijo do município, garantindo as condições necessárias para a certificação dos produtos.

O projeto é voltado para construção de queijarias de pequenos produtores com taxa limite de processamento de 1 mil litros por dia. Com a implantação de fábricas legalizadas e dentro das normas sanitárias exigidas pela Adagro, os produtores de queijo do município poderão certificar os seus produtos e obter a licença de comercialização, trazendo maiores benefícios para os produtores e aos consumidores, por adquirir um produto certificado pelo órgão regulamentador e de qualidade.

Para o produtor assegurar a comercialização do queijo é preciso obter o selo de garantia. Com a construção desse modelo de queijaria, o produtor bodocoense já estará apto a receber o Selo de Inspeção Municipal (SIM), emitido pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Mas para que a comercialização do produto ocorra em todo o estado de Pernambuco, é necessário o certificado de Serviço de Inspeção Estadual (SIE) Já para que o queijo bodocoense chegue ao comércio nacional, o produtor necessita do Selo Arte ou do reconhecimento do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Para ter acesso ao serviço, basta procurar a sede da Secretaria de Agricultura. Durante o atendimento, os produtores terão acesso a todas as informações necessárias para a construção da queijaria modelo.

Deixe um comentário