Bolsonaro toma posse como presidente do Brasil

(Foto: Reprodução/Jornal do Commercio)

Nesta terça-feira, 01 de janeiro de 2019, em cerimônia no Congresso Nacional, Jair Bolsonaro (PSL), eleito em outubro de 2018, tomou posse como presidente do Brasil. Com um programa focado na luta contra a corrupção e criminalidade, o atual presidente se elegeu com 55, 13% dos votos (57.797.847).

Desde a proclamação da República, de 1889, Bolsonaro é o 38º presidente. Ele chegou ao local da posse ao lado da esposa, Michele, em um Rolls-Royce conversível. A escolta ficou por conta dos Dragões da Independência.

Aos 63 anos, capitão reformado do Exército, deputado federal desde 1991 e dono de uma extensa lista de declarações e atitudes polêmicas, Bolsonaro foi aclamado pela população, que mesmo distante por questões de segurança manifestou a satisfação em tê-lo como chefe do Poder Executivo.

O grande destaque da posse foi a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, que quebrou o protocolo da cerimônia de posse ao discursar no Planalto antes do marido. Ela discursou em libras, com tradução simultânea, interagindo com o público e demonstrando tranquilidade.

Bolsonaro e seu vice-presidente, o general da reserva Antonio Hamilton Mourão pronunciaram o “compromisso constitucional” no congresso para um mandato de quatro anos (2019-2022). Em seguida, o atual presidente fez o discurso oficial com duração de 8 minutos.

Agora à noite, após a posse, Bolsonaro e Michele recebem convidados, autoridades, familiares e em um coquetel no Palácio do Itamaraty.

Deixe um comentário