Brasil pode ultrapassar 10 mil mortos pela covid-19 neste 8 de maio

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país até o momento 141.088 casos do novo coronavírus, com 9.637 mortes. Treze das 20 cidades com maior mortalidade estão no Amazonas.

Segundo os dados levantados pelo o Portal de Notícias G1, das 20 cidades com maior mortalidade e incidência de casos, 18 se concentram no Norte e Nordeste.

Um novo relatório de 25 páginas publicado hoje pelo Imperial College de Londres, com foco específico no Brasil, recomenda ações mais duras para conter a expansão do novo coronavírus. “Mesmo que a epidemia brasileira ainda seja relativamente nascente em escala nacional, nossos resultados sugerem que mais ação será necessária para limitar sua expansão e evitar a sobrecarga do sistema de saúde”, afirmam os pesquisadores no documento.

Eles analisaram, em 16 estados brasileiros afetados pela Covid-19, o impacto das medidas de prevenção adotadas. “Não está claro ainda se foram eficazes para reduzir a transmissão do vírus no país”, dizem. “Os casos relatados mais que dobraram nos últimos dez dias e demonstram pouco sinal de arrefecimento.” Diante do crescimento rápido, afirmam que é preciso entender melhor a situação para “orientar as decisões políticas que objetivam evitar a piora na emergência na saúde”.

Deixe uma resposta