Brasileiros preferem candidato de origem humilde e honesto

(Foto: Agência Brasil)

Uma pesquisa divulgada nessa terça-feira (13) revelou o perfil de candidato desejado pelo brasileiro nas eleições de 2018. Segundo o levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), um futuro presidente de origem pobre e honesto é o sonho ideal do eleitor.

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira revelou que 52% dos entrevistados preferem um candidato à Presidência da República de família pobre. Para 8%, a classe social é indiferente.

Qualidades

Já para 62%, o candidato precisa vir de uma família bem estruturada. E a qualidade mais desejada pelos entrevistados é a honestidade. Para 87% o futuro presidente precisa ser honesto; outros 84% desejam que esse político não esteja envolvido com a corrupção.

A pesquisa aponta ainda que 66% preferem votar em um candidato honesto, mesmo que defenda políticas ou ideologias com as quais ele não concorda.

Melhorias sociais

Para 44% dos entrevistados, o novo presidente deve trabalhar pelas mudanças sociais. Investir em educação, saúde, segurança e combater a desigualdade social é o que o eleitor mais deseja. Outros 32% anseiam pela moralização administrativa, com combate a corrupção e punição de corruptos. 21% dos entrevistados pede mais foco deve na estabilização da economia.

Apesar da maioria não acreditar que o foco deve ser a estabilização da economia, 92% consideram importante ou muito importante que o candidato à Presidência defenda o controle dos gastos públicos. Para 89% dos entrevistados o candidato precisa conhecer os problemas do país.

Outros 77% afirma que o futuro presidente deve ter experiência em assuntos econômicos e, para 74%, ter boa formação educacional é imprescindível ao novo mandatário nacional.

Deixe um comentário