Cães e gatos aguardam adoção no Controle de Zoonoses de Petrolina

O CCZ conta com diversos cães e gatos para adoção, são filhotes e cães adultos que são recolhidos nas ruas, tratados e colocados para adoção responsável. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Para garantir o bem-estar de animais e da população petrolinense a secretaria de saúde, através do Centro de Controle de Zoonoese (CCZ), atua no controle de doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos. Entretanto, nem todo mundo entende qual é o real papel da instituição para o município.

O CCZ ganha maior visibilidade durante o período de campanha de vacinação contra a raiva, quando percorre a cidade vacinando cães e gatos. Porém, como muitas pessoas deixam de vacinar seus animais durante a ação, ao final da campanha a vacina fica disponível no prédio do Centro de Zoonoses.

Em 2016, cerca de 37 mil animais – cães e gatos – foram vacinados em Petrolina e ainda estão disponíveis cerca de 2.000 doses da vacina para quem procurar o centro e tiver interesse em vacinar seu animal de estimação.

O local conta com cães e gatos disponíveis para adoção, e com consultas com médicos veterinários de maneira gratuita às quartas-feiras. Esta iniciativa não é função da instituição, mas o trabalho acontece para evitar o abandono de cães doentes nas ruas.

“O centro faz primeiramente o trabalho de zoonoses e depois dá esse apoio aos animais. Estamos oferecendo consultas às quartas-feiras porque antigamente as pessoas não queriam mais o cão, ligavam para o CCZ e ele era recolhido, agora não é mais dessa forma. Se for necessário o animal fica, mas 99% dos casos não precisa. Na medida do possível tentamos ajudar, mas essa não é a nossa função”, explica o médico veterinário do CCZ, Washington Luiz.

A instituição atua no controle de doenças, por isso tem um papel importante no recolhimento de animais doentes, para evitar a proliferação de endemias, tanto entre os cães em situação de rua, quanto dos cães para os seres humanos.

O centro recebe muitas denúncias sobre cães espalhados pela cidade, mas o recolhimento de animais saudáveis não é responsabilidade do CCZ, para isso, um órgão ambiental deveria prestar esse serviço, entretanto, Petrolina não conta com essa instituição.

Algumas Organizações Não Governamentais (ONG) atuam no município recolhendo animais saudáveis, castrando e colocando para adoção, a exemplo da Associação Proteger, que vive de doações.

“O Centro só deve capturar animais de interesse da saúde pública e só são sacrificados animais com doenças sem tratamento, a exemplo da leishmaniose. Algumas demandas, como cadelas paridas estão sendo recolhidas, pensando no controle populacional, isso faz parte do nosso trabalho ambiental. Se o CCZ fosse capturar todos os pedidos que chegam, só teríamos cadelas paridas. Algumas dessas cadelas são castradas e colocadas para doação e dessa maneira surge uma nova vaga para uma cadela parida”, afirma Washington.

O CCZ oferece atendimento veterinário das 8h às 12h, às quartas-feiras e conta com diversos cães e gatos para adoção, são filhotes e cães adultos que são recolhidos nas ruas, tratados e colocados para adoção responsável.

A instituição conta com uma página no Facebook para divulgar as ações e campanhas promovidas pelo CCZ. Em caso de denúncias sobre cães doentes o telefone para contato é o 3867 4754.

Deixe uma resposta