Câmara aprova orçamento de 2020, mas rejeita emenda de Cristina Costa

Orçamento de 2020 será de quase R$ 1 bilhão (Foto: Jean Brito/Ascom CMP)

R$ 948.053.290,00, esse será o orçamento de 2020 para Petrolina. O projeto da Lei Orçamentária Anual  (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) foram aprovados na sessão de terça-feira (3), por 22 votos a zero. Sem muitas polêmicas, o debate se concentrou nas emendas parlamentares.

Nesse ano foram apresentadas 378 emendas de todos os edis. Duas modificativas – uma de Cristina Costa e outra de Gilmar Santos, ambos do PT – foram rejeitadas ainda na Comissão de Finanças. Gilmar ainda teve nove emendas refutadas, enquanto Costa, mais uma.

O maior debate foi em relação às emendas modificativas, já que tratava do limite de 40% à abertura de créditos adicionais. Costa e Gilmar solicitaram a limitação de 20%, como acontecia no governo de Julio Lóssio. Em sua justificativa, a vereadora ironizou Alvorlande Cruz (PSL), ex-aliado de Lóssio.

“Foram oito anos da gestão de Júlio Lóssio, ele pedia 40% e a gente botava 20%. E o vereador que era de Julio Lóssio queria que aprovasse o que Julio queria, agora está do lado de Miguel e quer aprovar o que Miguel quer”, disparou Cristina.

Nova derrota

A emenda da edil foi debatida no plenário com base em um Requerimento aprovado durante a discussão da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), após a desatenção da Situação que não viu o pedido em pauta. Costa lembrou que o prefeito “está administrando o dinheiro público”, por isso a Câmara tem o dever de impor limites de crédito.

Assim como aconteceu na Comissão de Finanças, a emenda de Costa foi derrubada no Plenário por 16×5. Confira a seguir como ficou o orçamento de 2020, conforme secretaria:

Deixe uma resposta