Campanha para atualizar caderneta de vacinação em Juazeiro termina nesta sexta

(Foto: Osnei Restia)

A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças. (Foto: Osnei Restia)

A Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, termina nesta sexta-feira (7). Devem comparecer aos postos de saúde crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. No total, foram aplicadas mais de 3 mil de doses de vacinas em Juazeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – sobretudo entre adolescentes.

A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças: BCG – que protege contra a tuberculose; rotavírus – contra um dos principais agentes causadores de diarreia; vacina poliomielite – contra a paralisia infantil; pentavalente – contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente – contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.

“As vacinas continuam disponíveis nas unidades de saúde e os pais ou responsáveis podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e vacinar seu filho. A campanha foi mais uma forma de sensibilizar os responsáveis e chamar a atenção dele para a importância de proteger as crianças contra doenças transmissíveis e que podem ser perigosas.”, afirma Klynger Farias, diretora de Imunização da Secretaria.

Com informações da ASCOM

Deixe uma resposta