Capacitação da OPAS orienta profissionais do IMIP sobre gestão de custos

Cerca de 50 pessoas entre coordenadores de serviços, chefes de unidades e gestores hospitalares participaram./ Foto: Ascom Imip

Cerca de 50 pessoas entre coordenadores de serviços, chefes de unidades e gestores hospitalares participaram./ Foto: Ascom Imip

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) recebeu, no mês de agosto, uma capacitação promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre o tema “Gestão de Custos para Serviços de Saúde: Tomada de Decisões”. Cerca de 50 pessoas entre coordenadores de serviços, chefes de unidades e gestores hospitalares participaram.
Na oportunidade, a superintendente geral do IMIP, Tereza Campos, destacou a importância do momento. “Desse modo conseguiremos identificar mais facilmente as ineficiências na aplicação de recursos, realizando um melhor aproveitamento. Faremos isso através da redefinição de prioridades, mudanças no estilo de gestão e fortalecimento da tomada de decisões”, ressaltou.

A metodologia do curso foi baseada em apresentações com exercícios práticos e discussão aberta com os participantes. “Os médicos e administradores dos hospitais têm a responsabilidade de gerenciar os custos, especialmente nos momentos em que o financiamento da saúde tem algumas limitações. É preciso aprender a otimizar o uso dos recursos”, explicou o consultor internacional da Unidade Térmica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, Edgar Gallo.
Em Petrolina, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan são os beneficiados. “O IMIP foi muito feliz em conseguir esse treinamento e nós, enquanto unidades gerenciadas pelo Instituto, também comemoramos. A reação acontece em cadeia. Se a gestão de recursos é feita de forma eficiente na nossa base em Recife, consequentemente, somos estimulados a melhorar ainda mais o nosso gerenciamento. Sem dúvida, todos ganham, inclusive a população que continua com os serviços de saúde assegurados”, avalia a coordenadora geral da UPAE, Magnilde Alves.
Com informações de Ascom

Deixe uma resposta