Capacitação de servidores orienta sobre atendimento humanizado à pessoa com deficiência

(Foto: ASCOM)

Uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina está levando conhecimento aos servidores municipais sobre o atendimento direcionado às pessoas com deficiência.

A capacitação que teve início na última sexta-feira (20) tem como objetivo promover um debate sobre o conceito de inclusão e acessibilidade, e ao mesmo tempo, orientar os servidores sobre a forma adequada de atender as pessoas com alguma deficiência.

Os primeiros servidores a receber as orientações foram os da Secretaria de Saúde de Petrolina que receberam informações acerca dos direitos das pessoas com deficiência, das práticas de convivência, inclusão social e acessibilidade comunicacional.

A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) e vai melhorar o atendimento às pessoas com deficiência como explica a gestora da pasta, Kátia Carvalho.

“Essa capacitação vai aprimorar a qualidade do atendimento e garantir a integração entre o nosso servidor, que está lá para atender ao público, e à pessoa que tem deficiência. Nossa meta é que as pessoas com deficiência possam chegar aos órgãos públicos e ser recebidos com o devido respeito”, esclareceu.

A capacitação, que reuniu cerca de 100 servidores, foi coordenada pela Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade e contou com oficinas do educador e escritor, Hélio de Araújo (representando o segmento da pessoa com deficiência física); da Psicopedagoga, Selma Mota (representando pessoas com deficiência intelectual); da psicopedagoga, Carmela Brito (representando pessoas com deficiência auditiva) além da Psicopedagoga e Profª. Brailista, Sirlene Caxias (que representou as pessoas com deficiência visual). A previsão é a capacitação seja levada às demais secretarias municipais já nos próximos dias.

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