Capacitação indica contação de histórias como ferramenta pedagógica para adolescentes

livros

A capacitação é voltada para educadores em geral, estudantes de licenciatura e atores. (Foto: arquivo)

Instigar a imaginação, desenvolver a cognição infantil e iniciar no hábito da leitura. Os benefícios da contação de histórias na educação e para o convívio familiar já são bastante conhecidos entre educadores. Para debater novas possibilidades didáticas, incentivar o uso dessa ferramenta pedagógica para estudantes pré-ENEM e despertar o contador dentro de cada professor, o Khronos Educacional e Agência CRIAtur promovem nos dias 19 e 20 de novembro a I Oficina de Contação de Histórias.

“Vou desenvolver um histórico dos gêneros de contação de história, além de desenvolver uma oficina de leitura expressiva. No período da tarde, realizarei performances de contadores em parceria com o professor mestre em Literatura, Vlader Nobre”, contou o professor doutor em Estudos da Linguagem e Literatura Comparada (UFRN), Peterson Martins. De acordo com o facilitador, a prática resgata o lúdico no ambiente escolar e trabalha conceitos e subtextos.

No domingo, haverá uma oficina para confecção de fantoches com materiais recicláveis com a professora Maria da Conceição de Lima, especialista em arte educação e psicopedagogia. “A ideia é criar as personagens da história com materiais alternativos e técnicas para diferentes faixas etárias”, ressaltou a facilitadora.

Para uma das idealizadoras do curso, a professora Cibele de Lima, atividades de contação de histórias não devem ser negligenciadas após o Fundamental I. “No fundamental II, a prática auxilia no desenvolvimento da psicomotoração e da identidade desse aluno, que é pré-adolescente. Já no Ensino Médio, é um das melhores ferramentas para melhorar a interpretação de textos – tão necessário em tempos de ENEM. Nossa sociedade e as novas tecnologias trazem um déficit de atenção e através da contação de histórias – que inclusive pode agregar dispositivos digitais – trazemos de volta o foco nos detalhes, a atenção plena”, destacou.

Com dois dias de imersão, a capacitação é voltada para educadores em geral, estudantes de licenciatura e atores. Após as atividades, os participantes poderão receber conteúdos complementares através da plataforma digital do Khronos – http://www.khronoseducacional.com.br/, totalizando 40 horas de conhecimento. Ao final, será emitido um certificado.

As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas na sede da Khronos Educacional – Petrolina, localizado na Av. Guararapes (em frente à Praça das Algarobas e ao lado da Comunidade PIO XI), das 8h às 12h e das 14h30 às 18h. Para mais informações, ligue (87) 8827 9918 ou (87) 9 88337833; ou acesse www.facebook.com/criaturismo.

SERVIÇO:

I Oficina de Contação de Histórias 

19 e 20 de novembro

08h às 18h

Local: Khronos Educacional | Av. Guararapes, em frente à Praça das Algarobas e ao lado da Comunidade PIO XI.

Inscrições: R$ 50 | (87) 8827 9918 e (87) 9 88337833

Deixe uma resposta