Caravana da Saúde chega a 70ª edição e ganha reforço da SEDIS e da CSTT

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta quarta-feira (7), a Caravana da Saúde esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Piranga, em Juazeiro, levando atendimento com especialistas para a população. A 70ª edição do programa de governo foi realizada com uma novidade: além dos atendimentos em saúde, também foram ofertados os serviços de recadastramento do bolsa família, e uma atividade sobre educação no trânsito. Essas ações chegam para contribuir permanentemente com a Caravana da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, ampliar os serviços ofertados pelo programa é uma determinação do prefeito Paulo Bomfim. “As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes vieram para somar e transformar a Caravana da Saúde em um
grande programa de cidadania”, constata.

A Caravana da Saúde foi criada há quase um ano e meio, com o objetivo de reduzir as demandas reprimidas dos postos de saúde do município. Toda quarta-feira, o programa leva médicos especialistas, para realizarem atendimentos em localidades das zonas urbana e rural. Desde que surgiu, mais de 20 mil atendimentos foram realizados, sendo 198 só nesta edição.

Para a cardiologista e vice-prefeita, Dulce Ribeiro, o paciente receber atendimento na comunidade em que reside é um grande benefício. “Quando estamos aqui, a gente detecta muitas doenças que poderiam ter sido prevenidas ou retardadas apenas com orientações para realização de atividades físicas, dietas e a recomendação de evitar o tabagismo”, pontua.

Na ocasião, a aposentada Maria Duarte (88) realizou um eletrocardiograma e passou pela consulta com o cardiologista. Ela conta que não esperava por um atendimento tão bom. “Esse programa foi uma verdadeira vida para os pobres. Foi ótimo o atendimento com a doutora, vou continuar sendo atendida por ela, pra ficar boa e viver mais 88 anos”, diz.

Quem também ficou satisfeita foi a dona de casa Maria Aparecida (25). Ela foi até a unidade para fazer o recadastramento do Bolsa Família. “Achei muito interessante a proposta do programa, a população merece. Consegui resolver tudo o que queria e estou muito feliz”, afirma.

Deixe um comentário