Caravana da Saúde leva serviços para a comunidade do Antônio Guilhermino, em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A 77ª edição do programa da Caravana da Saúde desta quarta-feira (26) atendeu a comunidade do bairro Antônio Guilhermino e realizou 215 atendimentos. Com objetivo de reduzir as demandas reprimidas nas Unidades Básicas de Saúde do município, a caravana levou atendimentos com clínica geral, dentista, cardiologista, dermatologista, oftalmologista e endocrinologista, além de eletrocardiogramas e exames laboratoriais. A Estação Cidadania, unidade móvel da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou ainda recadastramento do Bolsa Família.

A população aprovou a ida do programa para o bairro e a eficiência do atendimento. “Fui atendida rapidamente, gostei muito e espero que o programa continue. Moro bem perto do posto e isso facilitou bastante o atendimento já que não precisei me deslocar para o centro da cidade”, disse a Maria Eunice, Aposentada.

Seu Gerôncio de Lima conseguiu realizar importantes exames médicos e elogiou a equipe da UBS. “Fiz um eletrocardiograma e passei pela cardiologista já para mostrar o exame. Gostei muito do atendimento e saio daqui satisfeito”, declarou o comunitário.

A caravana do Antônio Guilhermino trouxe uma mascote como uma das novidades – o “Dr. Saúde”, que distraiu e levou ensinamentos para a população que aguardava atendimento na sala de espera. “A experiência já vem acontecendo em outros municípios e se mostra positiva, então preparamos a mascote para fazer esse trabalho na sala de espera para que a população possa descontrair enquanto aguarda atendimento”, afirmou Sara Batista, coordenadora da UBS que falou ainda sobre o atendimento prestado na caravana. “O programa traz amplos benefícios para a comunidade e, nessa edição, por exemplo, conseguimos zerar a demanda para endocrinologista, oftalmologista e laboratório”, completou a coordenadora.

A vice-prefeita, Dra Dulce Ribeiro, destacou a importância do trabalho em equipe. “A caravana da saúde vem como um apoio para a unidade, mas quem conhece a realidade da comunidade é a equipe que aqui trabalha diariamente. O agente de saúde, por exemplo, é um profissional importantíssimo que visita as residências e sabe das particularidades de cada família. Então, chegando à unidade de saúde nós temos como tratar isso da melhor maneira”, afirmou.

Outra novidade foi a parceria com a Fundação Banco de Olhos que trouxe serviços de oftalmologia para a comunidade. O oftalmologista Júlio Lóssio atendeu aos pacientes e agradeceu ao governo municipal pelo convite para participar do programa.

“É uma estratégia muito feliz do governo municipal. Trouxemos a unidade móvel para oferecer atendimento de qualidade para a população na área de oftalmologia”. Segundo ele, uma das maiores causas de cegueira no Brasil é a falta de óculos e a caravana contribui para a diminuição desses índices em Juazeiro. “É uma coisa tão simples e que através desse trabalho podemos chegar junto à população possibilitando um atendimento muito mais rápido e eficiente”, completou.

A parceria do SAAE também fortaleceu a caravana no Antônio Guilhermino com uma ação educativa. “O SAAE trabalha o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário e leva orientações para melhoria do meio ambiente através de ação educativa para o uso consciente de água e descarte correto de resíduos sólidos”, comentou Jadson Pereira, gestor técnico do SAAE.

Além dos serviços ofertados, durante a Caravana da Saúde foram realizadas atividades educativas pelo Núcleo de Educação e Promoção em Saúde (Neps) e pela Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT).

Deixe uma resposta