Carnaval: Hemope inicia campanha em busca de doadores para reforçar o estoque de sangue

(Foto: Internet)

Com a chegada do carnaval a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) em Petrolina, iniciou uma campanha convocando doadores para reforçar o estoque de sangue durante o carnaval 2017. As doações podem ser feitas até a sexta-feira (24).

A campanha começou no início deste mês com cartazes e anúncios para conscientizar a população sobre a importância das doações com o tema: ‘Neste Carnaval vista a camisa da solidariedade’, pretende atrair o maior número de doações possíveis.

A assistente social, Cássia Maria de Menezes afirma que os tipos sanguíneos em estado mais crítico são os negativos.

“O que temos mais dificuldades são os fatores negativos porque são mais raros e mais difíceis. Não temos na mesma quantidade que tem o positivo. O estoque não é suficiente para atender a demanda”, explica.

Ainda de acordo com Cássia, durante a época de festas, as solicitações por bolsas de sangue tendem a aumentar nos hospitais. “Na urgência e emergência, o médico pede logo o fator negativo porque é universal. O problema é que nunca temos o suficiente. O ideal seria ter 40 bolsas no estoque, mas o nosso pedido é sempre para os doadores com tipo sanguíneo tanto negativo quando positivo”, ressalta Cássia.

O Hemope em Petrolina funciona das 7h30 às 11h30 e tem capacidade para atender 60 doadores por dia. O hemocentro fica na Rua Pacífico da Luz, Zona Central de Petrolina.

Para doar é preciso ter no mínimo 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para doadores menores de 18 anos, é necessário a presença dos pais ou responsável legal. O doador deve pesar, pelo menos, 50 kg.

Não é recomendado que o doador esteja em jejum ou que faça a doação de sangue após ingerir uma alimentação gordurosa. É aconselhável fazer uma refeição leve antes da doação. Em todos os casos deve ser apresentado um documento oficial, com foto.

Com informações do G1

Deixe uma resposta