Carnaval: Pernambuco deve contar com mais de 31 mil policiais

(Foto: G1PE)

Nesta terça-feira (21), foi publicado no Diário Oficial do Estado, o decreto que obriga os servidores das Polícias Militar, Civil, Científica e Corpo e Bombeiros a cumprir a escala de carnaval. A segurança da festa contará com 31.213 policiais militares, civis e bombeiros.

O esquema foi apresentado na manhã desta terça, durante entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), em Santo Amaro, Recife. O efetivo vai trabalhar na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior.

Dos 31.213 postos de trabalho do carnaval, 23.021 são dos quadros da PM, 4.692 são da Polícia Civil, 2.892 vêm do Corpo de Bombeiros. Quatrocentos e quarenta e três homens pertencem à Polícia Científica, 118 atuam pela Corregedoria e 47 estão no Grupamento tático Aéreo (GTA).

Para acompanhar a folia em tempo real, também estará em funcionamento o Centro de Operações do carnaval, que vai atuar em tempo integral, de forma integrada com diversos órgãos, como as Polícias Federal e Rodoviária Federal, Metrorec, Grande Recife Consórcio e Prefeitura do Recife.

A ação no carnaval terá como destaque eventos como o Galo da Madrugada, no sábado (25), as festas no Recife Antigo e a folia em Olinda, na Região Metropolitana. O efetivo também será deslocado para outras cinco cidades do Grande Recife e 17 do Interior.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Angelo Fernandes Gioia, o efetivo lançado será ‘bem próximo’ ao de anos anteriores. “Proporcionalmente, teremos mais policiamento, uma vez que diversas cidades, a exemplo de São Lourenço da Mata e Carpina, cancelaram os festejos por falta de recursos financeiros”, comentou.

Na coletiva, Gioia mandou um recado aos foliões a para os policiais. “Brinquem com muita alegria e cultura de paz. E aqueles que tentarem a desordem terão uma resposta rápida e efetiva da nossa tropa, que, a despeito dos alardes feitos por uma minoria pregadora de um suposto caos, está bastante motivada”, disparou.

O secretário-executivo de Defesa Social, João Luiz Caetano, também destacou que o efetivo é suficiente para garantir a segurança do folião. “O planejamento foi feito com responsabilidade. Não vamos ter falta de policiamento. Temos certeza que o cidadão vai curtir a festa em paz, sem transtornos”, afirmou.

Com informações do G1

Deixe um comentário