Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Casa Nova está entre os municípios que receberão o Prêmio BNDES de Sistemas Agrícolas Tradicionais

Confirmada para o dia 18 de junho  a cerimônia de entrega do Prêmio BNDES – Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT), destinado a reconhecer e valorizar boas práticas de salvaguarda e conservação de bens culturais e imateriais associados à agrobiodiversidade.

São ao todo 15 iniciativas selecionadas como exemplos de convivência com a terra e amostras da genuína cultura do campo. Os primeiros cinco colocados receberão o valor bruto de R$ 70 mil e os demais R$ 50 mil. Foram inscritas 58 instituições de direito privado e sem fins lucrativos, localizadas em diversas regiões brasileiras. A premiação será na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília.

A primeira colocada foi a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR), do Lago do Junco (MA); em segundo lugar, ficou a Associação dos Produtores Rurais de Vereda, de Matias Cardoso (MG); em terceiro, a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro, de Eldorado (SP), na quarta colocação, a Associação Comunitária Rural de Imbituba, de Imbituba (SC) e em quinto lugar, será premiado o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), dos municípios baianos de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Remanso, Curaçá, Sento Sé, Uauá, Sobradinho e Juazeiro.

Os demais premiados estão distribuídos pelos Estados do Mato Grosso, Santa Catarina, Roraima, Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

Além da premiação programada para a tarde do dia 18, serão realizadas instalações pedagógicas especiais, sobre cada uma das experiências vencedoras. A ideia é que as representações comunitárias apresentem elementos simbólicos do fazer coletivo, como  sementes, flores, frutos, fibras, artesanato e instrumentos que retratem o SAT que representam. Os grupos poderão apresentar músicas, peças teatrais e demais expressões artísticas relacionadas  as suas vivências de relacionamento com a terra.

O Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais é resultado da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Deixe uma resposta