Casa Nova: secretaria de Saúde destaca ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Alerta inclui outras doenças transmitidas pelo Aedes (Foto: AFP Photo)

Assim como Juazeiro, Casa Nova é outro município do interior listado pela secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre as notificações de casos de dengue em janeiro. De acordo com a pasta, no primeiro mês de 2019 foram notificados dois casos da doença, no entanto, segundo o município, as ações já estão sendo tomadas.

Procurada pela produção do Blog Waldiney Passos, a secretara de Saúde de Casa Nova informou que as equipes de Agente de Combate a Endemias realizam constantemente “visitas domiciliares, tratamento focal dos imóveis inspecionados, trabalhos educativos e eliminação de focos” do mosquito Aedes aegypti, caso sejam encontrados, com o recolhimento de materiais e também utilizando o fumacê.

LEIA TAMBÉM:

Juazeiro: dos três casos de dengue notificados, dois continuam em análise

Governo da Bahia emite alerta a municípios sobre casos de dengue

As ações englobam tanto a sede, quanto os distritos de Pau a Pique e em Bem Bom. Contudo, a pasta não soube informar se os dois casos notificados no começo do ano já foram descartados ou foram confirmados. Em relação aos dados de 2018, nos quatro Levantamentos de Índice Rápido (LIRAa), houve “índice de positividade considerável nos três primeiros”, destacou a Prefeitura.

Localidades que precisam de atenção

Nos 12 meses do ano passado a secretaria Municipal de Saúde notificou 296 casos de dengue, dos quais 111 foram confirmados. A Vila Massú foi a área mais delicada, contabilizando 77 notificações e 75 confirmações. Chama a atenção os dados repassados ao Blog.

Bairros como Vila São José, Cohab Nova e Centro tiveram 100% de notificações e respectivas confirmações. Já no interior, o distrito de Bem Bom teve 59 confirmações em 59 notificações. As localidades rurais com menor índice de casos foram Lago e Lagoa do Alegre, com apenas um caso cada.

Além de alertar aos municípios, a Sesab enviou kits de combate a dengue e destinará recurso a capacitação dos profissionais da saúde. Em Juazeiro os materiais foram entregues no começo da semana.

Deixe um comentário