Caso de reinfeção da covid na Bahia é o 1º do país com mutação da África do Sul

Uma paciente de 45 anos residente em Salvador (BA) é o primeiro caso confirmado de reinfecção da covid-19 no Brasil com a mutação da África do Sul. A linhagem sul-africana apresenta uma mutação que atinge uma região crucial do coronavírus, tornando o vírus mais transmissível, segundo pesquisas.

Apesar de ser mais contagiosa, até o momento os pesquisadores não conseguiram identificar se mutação de alguma forma afeta a eficácia das vacinas em teste. A cepa da África do Sul é diferente da linhagem encontrada no Reino Unido e que já se espalhou por mais de 30 países atinge a mesma região do coronavírus.

A descoberta na paciente baiana já foi comunicada ao Ministério da Saúde e às autoridades de saúde da Bahia. A paciente pegou covid pela primeira vez em 20 de maio de 2020. A reinfecção foi identificada no dia 26 de outubro do ano passado, com sintomas mais fortes.

A pesquisa sobre a identificação da cepa foi realizada pelo Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador. O estudo foi submetido à conceituada revista científica Lancet.

Deixe um comentário