CCZ convoca veterinários para fortalecer combate a leishmaniose em Petrolina

Médicos veterinários das clínicas particulares de Petrolina estão sendo sendo convocados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para ajudar na notificação dos novos casos de leishmaniose em animais domésticos. O trabalho começará na segunda-feira (29), às 14h.

Nesse horário acontecerá uma reunião na sede do CCZ. O uso de máscaras é obrigatório. O objetivo do município é controlar os casos da doença. “Os médicos veterinários têm grande responsabilidade na vigilância, no controle, na prevenção e na notificação de casos da leishmaniose visceral. O profissional deve sempre orientar os tutores e estar alerta a qualquer manifestação da doença. A leishmaniose é uma doença de notificação compulsória dada sua relevância para a saúde única, que envolve a saúde humana, ambiental e animal”, explica a coordenadora do CCZ de Petrolina, Graziella Vasconcelos.

Transmissão e sintomas

A leishmaniose visceral canina ocorre pela picada do mosquito-palha e afeta também humanos, via transmissão do protozoário. Os sintomas nos tutores são insuficiência renal crônica, emagrecimento, atrofia muscular, febre, artrite e diarreia.

Em relação aos cães é possível identificar queda de pelos, descamação da pele, ulcerações localizadas ou difusas, além de uma generalizada letargia e emagrecimento do animal.

Deixe um comentário