Cerca de 40 mil pessoas são esperadas no Festival Regional do Umbu, em Uauá (BA)

 

festival do umbu

A cidade de Uauá, a cerca de 130 quilômetros de Juazeiro, sedia nos próximos dias 29 e 30 de abril, a 8a edição do Festival Regional do Umbu, organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com o intuito de promover a visibilidade de ações e itens produzidos pela agricultura familiar, desenvolvidos na região da Caatinga.

O evento vai contar com a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar. Serão mais de 40 estandes com expositores da Bahia e também do Sul e Centro-Oeste do país. Quem for ao local vai poder, entre outras coisas, apreciar biscoitos, cachaças, cerveja, doces, geleias, compotas, artesanato e cosméticos produzidos com matéria-prima retirada da Caatinga, como o umbu, o maracujá da caatinga, mandacaru, entre outros.

Os participantes vão poder degustar a cerveja de Umbu com receita e produção da Coopercuc, além de conferir apresentações culturais, concurso de Aboiadores e de contadores de causos do Sertão. À noite, o festival vai oferecer o som da sanfona e muita música com forró pé de serra e outros estilos, com atrações como Canindé, Nilton Freitas e Gogó ( Roberto Malvezzi), Renan Mendes, Cláudio Barris e Roberto Dantas.

Nesta edição o Festival está intitulado “Ano Internacional das Leguminosas”, tema trabalhado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas(FAO), em todo o mundo. As leguminosas são fontes de proteínas para os animais, além de terem propriedades que podem contribuir para a fertilidade do solo. O Bioma Caatinga possui centenas de espécies com esta classificação e muitas dessas são medicinais ou forrageiras, utilizadas para a alimentação animal como: Umburana, Angico e Jatobá. As leguminosas são vegetações comuns em volta dos umbuzeiros e são peças importantes para a preservação do Bioma Caatinga.

A organização do festival espera um público de cerca de 40 mil pessoas nos dois dias de evento.

A COOPERCUC

É uma cooperativa com a missão de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, tendo como foco a produção ecológica, economicamente viável, justa e solidária. A Coopercuc tem atualmente 270 cooperados, 75% destes são mulheres. A instituição é responsável pela produção anual de cerca de 200 toneladas de geléia, compotas e doces de umbu e de outros produtos típicos da caatinga. Além de escoar produtos para o mercado interno, a cooperativa também exporta doces para a França e geléia para a Austrália e Alemanha.

Com informações do IRPAA

 

Deixe uma resposta