Cerca de 600 casos de Aids são registrados em Juazeiro num período de nove anos

aidsSegundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), nos últimos nove anos, a cidade de Juazeiro (BA) registrou cerca de 600 casos de Aids. A secretaria realizou, nesta quinta-feira (1º), dia mundial de luta contra a doença, várias atividades para alertar a população sobre os riscos que envolvem a Aids.

A rede SUS de Juazeiro realiza os testes do vírus HIV. O exame identifica se o indivíduo é ou não portador da doença. O teste é indicado para aqueles que passaram por comportamentos de riscos, como uso de drogas injetáveis ou relações sexuais sem preservativos.

Aids

A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Tratamento

O Centro de Informações de Infecção Sexualmente Transmissível de Juazeiro presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais) e acolhimento aos usuários de Juazeiro e municípios da Macrorregião Norte da Bahia.

O centro realiza, ainda, consultas e atendimentos pela equipe multiprofissional do Núcleo, formada por médico, dentista, farmacêutico, psicóloga, enfermeira, assistente social e auxiliar de enfermagem.

O Núcleo funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para o público o atendimento acontece até as quintas com serviços como distribuição gratuita de medicamentos, preservativos, além da realização de exames de sorologia para HIV, Sífilis e Hepatite. Nas sextas acontece expediente interno. O CIDHA fica localizado na Rua 07, nº 279, bairro Maringá, onde funcionava o antigo posto de saúde.

Deixe uma resposta